Science & Society | News | AFINAL, OS HUMANOS FORAM “HIPERCARNÍVOROS” DURANTE DOIS MILHÕES DE ANOS

AFINAL, OS HUMANOS FORAM “HIPERCARNÍVOROS” DURANTE DOIS MILHÕES DE ANOS

Uma equipa de investigadores, com Raphael Sirtoli da Universidade do Minho, conseguiu reconstruir a nutrição dos nossos antepassados da Idade da Pedra. A sua nutrição dependia de grandes animais para mais de 70% das suas calorias e ajudaram à extinção destes animais (como mamutes, por exemplo). Apenas na história evolutiva da humanidade os vegetais começaram a ser mais proeminentes na nossa alimentação.
Esta nova investigação, que inclui o investigador do ICVS da Escola de Medicina, dá um novo ângulo ao paradigma existente. Através de vários pontos de evidência científica e a análise de investigação específica já publicada (em biologia, metabolismo ou genética) foi possível concluir que os humanos foram predadores – com animais de grande parte entre as “vítimas”.

A equipa, que inclui Miki Ben-Dor e Ran Barkai da Universidade de Telavive, publicou os resultados deste trabalho no Yearbook of Physical Anthropology.

”Descobrimos que para contra a história da experiência humana e da sua alimentação, temos de olhar para vários aspetos da questão. Não podemos olhar só para fósseis, não podemos olhar para isótopos estáveis, para a composição dos ossos, genética. Temos de olhar para tudo em simultâneo e encontrar lógica em cada observação”, explica Raphael Sirtoli. E foi isso que esta equipa fez, olhando para mais de 20 indicadores que permitiram avaliar qualitativamente a nossa dieta e a evolução da nossa dieta. “A nossa observação mostrou que quando olhamos para a dieta dos primatas, quanto maior o cérebro que temos, mais energia temos de procurar na comida – e isto sugere animais, gordura e proteínas no caso dos humanos”, explica. “Também temos estômagos muito acídicos, com um PH muito baixo, e isto significa que podemos comer fruta que talvez não seja tao limpa, tão fresca. Isto permitiu-nos caçar grandes presas e conservar a comida por dias e continuar a comê-la – e os outros animais não o fazem”, conclui, para abordar dois dos aspetos mencionados no trabalho.

E era sempre assim? Não. “Quando havia uma temporada ou estação em que os animais eram escassos, usávamos temporariamente tubérculos ou frutas. Tínhamos uma flexibilidade incrível, mas o nosso alimento preferido e o que comíamos realmente (porque o pudemos ver nos resquícios dos ossos) é uma elevada quantidade de comida de fontes animais – ovos, peixe, carne”.

“Na nutrição ainda há muita pseudociência e é importante que haja mais ciência e mais pesquisa, para podermos ter melhores perguntas e, assim, melhores respostas”.

Raphael Sirtoli é francês e veio parar a Braga em busca de maior experiência laboratorial – e encontra-a no ICVS. O investigador, que está a concluir o doutoramento em Ciências da Saúde, está integrado no grupo de investigação de João Bessa e Luísa Pinto, através de uma Bolsa Marie Curie. O foco dos seus trabalhos é a nutrição e a saúde mental, procurando perceber como a alimentação pode melhorar ou piorar alguns transtornos.