Science & Society | News | ICVS com mais projetos de investigação para resposta à pandemia da COVID-19

ICVS com mais projetos de investigação para resposta à pandemia da COVID-19

O ICVS, da Escola de Medicina da Universidade do Minho, garantiu novo apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em dois projetos aprovados na segunda edição de apoio a investigação e desenvolvimento de implementação rápida para soluções inovadoras de resposta à pandemia de COVID-19. Com um financiamento de 20 a 30 mil euros por iniciativa, os projetos permitirão criar avanços no diagnóstico da COVID-19, estudar o impacto da pandemia na saúde mental e apoiar os idosos em isolamento social.

Um dos projetos do ICVS que será financiado pretende avaliar os efeitos da COVID-19 no estado psicológica e nas funções cognitivas da população idosa. O trabalho liderado por Teresa Castanho pretende perceber quais os fatores prevalentes nos hábitos e rotinas em período de confinamento que contribuem para um melhor ou pior estado psicológico. A investigadora pretende ainda analisar comportamentos preventivos ou de redução do risco de infeção por parte desta faixa da população, procurando comparar e compreender as diferenças que possam ser observadas.

O segundo projeto do ICVS vencedor abordará a identificação de características clínicas de infeção pelo vírus SARS-CoV-2. A investigação de Pedro Cunha pretende observar, com recurso à inteligência artificial, informações clínicas, farmacológicas, radiológicas e imunológicas associadas ao vírus, procurando depois definir um modelo preditivo preciso.

O concurso foi lançado pela FCT, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, para financiar projetos e iniciativas de Investigação e Desenvolvimento que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde na resposta a esta e a futuras pandemias num horizonte temporal muito curto. Na primeira edição, o ICVS garantiu apoio a quatro projetos de implementação rápida.