Login | SITEMAP | FAQS

Science & Society | News | ICVS integra Tech Alliance - Nova Rede de Ciência e Tecnologia

ICVS integra Tech Alliance - Nova Rede de Ciência e Tecnologia

O ICVS é uma das oito entidades que constituem esta aliança no norte do país investido em unir esforços para criar e desenvolver novos produtos e serviços na área da saúde, numa primeira fase.

A Tech Alliance irá operar através de projetos conjuntos das várias entidades que o constituem – seis das oito pertencentes à Universidade do Minho. Esta aliança é constituída pelo DTx, CEiiA, 4LifeLab, Centro de Computação Gráfica, DONE Lab, Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, ICVS e Centro Clínico Académico.

Num primeiro momento, e também devido à pandemia da COVID-19, esta aliança está focada sobretudo em respostas aos desafios no sector da saúde. Contudo, pretende-se através do conhecimento conjunto atender a vários setores utilizando ciência, inovação e tecnologia.

O primeiro produto que está a ser idealizado é um capacete, leve e confortável, que poderá vir a ser uma opção em cirurgias complexas e de precisão. O capacete permitirá, através de imagiologia por exemplo, “aumentar” a visão do médico. Ou seja, com o capacete, é possível, numa operação ao fígado, por exemplo, ter acesso a informação e imagens registadas antes da cirurgia.

A cooperação entre entidades que constituem esta recém-formada aliança já deu frutos, com a criação do primeiro ventilador português, o Atena, fruto de esforços concertados de algumas destas instituições.

Através da Tech Alliance, pretende-se criar soluções para responder não só na área da saúde, mas também na mobilidade e no setor aeroespacial.


Copyright © 2012-2016 ICVS. All rights reserved.