Science & Society | News | ICVS e CINBIO alargam ligação Minho-Galiza

ICVS e CINBIO alargam ligação Minho-Galiza

Os dois centros de investigação vão começar a trabalhar juntos em projetos internacionais, com o intuito de potenciar as valências de cada instituto

A ligação entre o Minho e a Galiza ganha mais um ponto de convergência – desta vez na ciência. O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), na Escola de Medicina, e o CINBIO, na Universidade de Vigo, marcaram mais um passo nesta aproximação entre os dois centros de investigação, depois do encontro, em Vigo,na passada quinta-feira.

Este foi o Segundo encontro de uma parceria que procura fortalecer a ligação entre o Minho e a Galiza, através de projetos conjuntos entre os dois centros de investigação.Das múltiplas interações e reuniões que avançaram durante o encontro em Vigo,já começaram a surgir as primeiras propostas e a definirem-se alguns trabalhos mais específicos nas áreas de interesse comum entre ICVS e CINBIO.

“Cada vez mais nós sabemos que os avanços na ciência são feitos em redes, em que temos a colaboração de vários cientistas, muitas vezes de diversas partes do mundo e isto não é por acaso. É porque em diferentes partes do mundo existem expertises diferentes e que juntas permitem resolver problemas”, explica Jorge Pedrosa,vice-presidente da Escola de Medicina. “Isso é claramente o que acontece entre o CINBIO, da Universidade de Vigo, e o ICVS, da Escola de Medicina da Universidade do Minho”, acrescenta.

Além das reuniões, que decorreram da parte da tarde, entre grupos de trabalho focalizados, o encontro ficou marcado também pela visita às instalações do CINBIO e também do CACTI,instituto adjacente ao novo parceiro do ICVS.