Science & Society | News | Joana Cabral, Investigadora do ICVS, é uma das nomeadas para Mulher Inspiradora 2020

A investigadora do ICVS, Joana Cabral, está nomeada para os Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020. A jovem cientista da Escola de Medicina, vencedora de uma Medalha de Honra L’Oreal Portugal em 2019, está integrada na categoria de Ciência.

Além de Joana Cabral, estão também nomeadas nesta categoria, Clara Sousa e Silva, Joana Gonçalves de Sá, e Patrícia Costa Reis.

Joana Cabral, no seu trabalho,procura aplicar a matemática à neurologia com o objetivo de criar um modelo teórico das redes funcionais em que se organiza o cérebro humano saudável. A partir daqui a investigadora pretende compreender por que se encontram alteradas em doentes neurológicos e psiquiátricos.

Para isso recorrerá a modelos matemáticos que verificarão os padrões de atividade cerebral e as próprias estruturas e ligações nervosas existentes no nosso cérebro. A investigadora pretende perceber de que forma as alterações nas redes funcionais podem ser fulcrais no entendimento de doenças neurológicas e psiquiátricas.

Joana Cabral doutorou-se em Neurociência Teórica e Computacional (2012) em Barcelona, logo após ter concluído Engenharia Biomédica. A investigadora regressou a Portugal depois de terminar um pós-doutoramento em Oxford, mantendo-se como investigadora do ICVS da Escola de Medicina, ao mesmo tempo que continua a colaborar com vários projetos internacionais.