Login | SITEMAP | FAQS

Science & Society | News | Isabel Veiga convidada para dirigir publicação científica internacional dedicada à malária

Isabel Veiga convidada para dirigir publicação científica internacional dedicada à malária

A investigadora do ICVS foi convidada pelo grupo editorial MDPI para ser Editora Convidada de uma edição especial intitulada "Avanços recentes no diagnóstico da Malária". Isabel Veiga é uma das especialistas portuguesas na pesquisa científica em Malária.

A investigadora Isabel Veiga, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), da Escola de Medicina, foi convidada, juntamente com o investigador do INL Peng Weng Kung, pelo grupo de publicação científica MDPI para ser a Editora Convidada de uma edição especial intitulada "Avanços Recentes no Diagnóstico da Malária".

"Um diagnóstico preciso da doença é crucial para controlar e eliminar a malária", define a investigadora, que ganhou a Medalha de Honra L’Oreal Portugal para as Mulheres na Ciência em 2017 para estudar os mecanismos de resistência dos parasitas aos fármacos antimaláricos.

Isabel Veiga acrescenta ainda que, "através do avanço tecnológico", o potencial de desenvolver várias opções de diagnóstico eficaz e rápido é muito elevado. "Esta edição especial para a qual fui convidada vai-se focar nestas novas ferramentas, unindo especialistas multidisciplinares".

A malária é uma grande preocupação de saúde pública que continua a matar mais de 435.000 pessoas por ano. A resistência aos fármacos antimaláricos e a capacidade de detetar baixos níveis de parasitas no sangue, formam uma barreira imediata para alcançar as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de erradicar a epidemia da malária até 2030. Com o aumento da mobilidade (viagens e migração, por exemplo), a ameaça do ressurgimento de malária em países não tipicamente afetados, como são o caso dos países europeus ou dos Estados Unidos, mantém-se elevada.

A Edição Especial discutirá os mais recentes avanços tecnológicos e metodológicos no diagnóstico da malária, aceitando-se submissões de artigos de investigação originais, revisões ou comentários/perspectivas. O acesso ao artigo pode ser feito aqui.


Copyright © 2012-2016 ICVS. All rights reserved.