Science & Society | News | ICVS realiza 300 testes COVID por dia

ICVS realiza 300 testes COVID por dia

O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), da Escola de Medicina da Universidade do Minho, está a realizar, desde 6 de Abril, testes de diagnóstico para identificar pessoas infetadas com vírus SARS-COV-2. As equipas de investigação já realizaram até ao momento 1600 testes nos laboratórios da Universidade do Minho, tendo a capacidade atual para testar 300 amostras por dia.

O teste diagnóstico permite detetar a presença do vírus pela técnica gold standard  RT-QPCR, estando em articulação com os hospitais de Braga e Guimarães, bem como com as unidades de saúde e as câmaras municipais de Braga e Guimarães (e através destes testar lares).

Para este trabalho, que decorre no ICVS, voluntariaram-se 80 investigadores das unidades de investigação da Universidade do Minho – ICVS, Centro de Engenharia Biológica, Centro de Biologia Molecular e Ambiental, Centro de Biologia Funcional de Plantas, Instituto de Ciência e Inovação para a Biosustentatibilidade, Departamento de Física.

A capacidade de realizar este teste poderá ser duplicada nas próximas semanas, mediante a disponibilidade de reagentes.

O ICVS e a Escola de Medicina estão ainda a validar vários testes serológicos que permitirão determinar quem são as pessoas que têm imunidade. “Há muitas empresas a vender testes, mas também existem muitos testes que não são eficientes e, portanto, não servem o seu propósito”, explica Margarida Correia Neves, professora e investigadora da Universidade do Minho.

Está assim a ser criado um banco de amostras biológicas, que ajudará a compreender se os testes comerciais são válidos para a nossa população. O ICVS começa estes testes entre esta e a próxima semana.

Serviços clínicos de apoio gratuitos

Além das iniciativas de  investigação, a Escola de Medicina, o ICVS e o Centro de Medicina Digital P5 continuam a criar programas de apoio à comunidade e de combate à COVID-19, sendo que ao longo do último mês já entraram em funcionamento uma linha de Apoio ao Utente, desenvolvida para auxiliar a linha SNS24, um serviço de apoio a Profissionais de Saúde, bem como uma outra linha de apoio psicológico à comunidade académica e à população dos municípios de Braga e Guimarães. Foi ainda lançada uma iniciativa dedicada à população sénior, estimulando a atividade física, exercícios de raciocínio e culturais e ainda dicas para uma alimentação saudável.

A parte destas iniciativas, e em parceria com a FMUP, a Automaise e a HLTSYS, criámos um assistente digital virtual, disponível a partir do Facebook e do site doP5.

O ICVS e a Escola de Medicina não realizam testes diretamente à comunidade

(artigo editado e atualizado em 20/04/2020)