Science & Society | News | Investigadores do ICVS identificam novos mecanismos essenciais para o combate de infeções associadas à COVID-19

A aspergilose pulmonar associada à gripe (IAPA) e à COVID-19 (CAPA) é uma coinfecção que afeta entre 15 a 20% dos pacientes graves diagnosticados com estes vírus. A dificuldade de diagnóstico e a elevada taxa de mortalidade associada a esta condição levou a uma parceria entre a equipa do ICVS e colaboradores nos Hospitais Universitários de Leuven, a aprofundar o tema e a identificar mecanismos envolvidos no desenvolvimento desta condição.

Os investigadores Samuel Gonçalves e Cristina Cunha, coordenados por Agostinho Carvalho, decidiram realizar a caracterização do perfil de expressão génica e das proteínas inflamatórias de 169 doentes críticos com gripe ou COVID-19. Com estas análises, foi possível observar uma regulação negativa de genes importantes associados ao combate destas coinfecções, o que leva a uma evolução mais acelerada desta patologia,deixando assim um tempo limitado para realizar um tratamento.

Este trabalho que foi recentemente publicado na reputada revista “The Lancet Respiratory Medicine” revelou que existe uma quebra em “dois momentos importantes no que toca à imunidade antifúngica, sendo eles o dano na barreira epitelial e também a capacidade destas células em eliminar o fungo”, como explica Agostinho Carvalho. “Com as abordagens que nos propusemos neste estudo identificámos mecanismos que podem, potencialmente, ser alvos de novas imunoterapias”,acrescenta o investigador.

Já existem terapias antifúngicas,no entanto a velocidade de desenvolvimento desta patologia condiciona as soluções já existentes. Um dos objetivos deste estudo é que seja obtido um perfil individualizado destes doentes de modo a que seja feita uma intervenção direta no sistema imunitário para potenciar este mesmo no combate da aspergilose pulmonar.