Science & Society | News | Investigadores do ICVS descobrem um novo alvo terapĂȘutico para combater a sarcoidose.

O estudo coordenado por Agostinho Carvalho, investigador do ICVS da Escola de Medicina da UMinho, veio identificar novas possibilidades para o tratamento da sarcoidose, uma doença inflamatória granulomatosa que afeta principalmente os pulmões.

O trabalho da equipa do ICVS da Escola de Medicina, coordenada por Agostinho Carvalho e com Relber Gonçales como primeiro autor, e que inclui colaboradores do Centro Hospitalar de São João, foi agora publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. O estudo foca-se na identificação de um novo mecanismo molecular na base da inflamação granulomatosa na sarcoidose e abre possibilidades de tratamento alternativas aos praticados atualmente.

A pentraxina PTX3, uma importante molécula do sistema imunitário inato, está na base do mecanismo agora identificado e que pode representar uma terapia “mais direcionada de forma a controlar a progressão da sarcoidose, nomeadamente a formação de granulomas”, explica o coordenador do projeto Agostinho Carvalho.

O estudo identificou a capacidade da proteína PTX3 em inibir processos moleculares na base da ativação e recrutamento de células imunitárias com capacidade de formar granulomas, revelando assim uma ligação até agora desconhecida entre a imunidade inata humoral e a regulação da inflamação granulomatosa.

A sarcoidose, doença inflamatória caracterizada pelo crescimento anormal de pequenos aglomerados de células inflamatórias (granulomas), provoca a inflamação dos órgãos afetados, podendo inclusive comprometer a sua função.

Relber Gonçales acrescenta que “os maiores beneficiários deste estudo serão os doentes com sarcoidose, mas possivelmente também os doentes que padecem de outras doenças inflamatórias”.

O trabalho, agora publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, uma das revistas com maior impacto em medicina respiratória, teve inicio em 2015 e é a base para ensaios clínicos que avançam brevemente.