Science & Society | News | Equipa do ICVS / EM vence Prémio Inovação Bluepharma

Equipa do ICVS / EM vence Prémio Inovação Bluepharma

A equipa liderada por Marta Costa, investigadora do ICVS, Escola de Medicina da Universidade do Minho, e que inclui Fátima Baltazar (ICVS - UMinho) e Fernanda Proença (Centro de Química - UMinho), foi distinguida com o Prémio InovaçãoBluepharma |Universidade de Coimbra. O prémio de 20 mil euros irá apoiar o desenvolvimento de uma nova solução para os doentes oncológicos, sendo um tratamento menos agressivo e com o potencial de aumentar a taxa de sobrevivência destes doentes.

A moléculaSM001 é a base deste tratamento inovador, que impede o crescimento e a agressividade das células malignas, incluindo as resistentes à terapêutica. Diferente das soluções atuais para combate ao cancro, demonstrou grande eficácia contra cancros de mau prognóstico, como o carcinoma de células renais(CCR). Já testado em modelos animais, este tratamento reduz significativamente o tamanho dos tumores e sua vascularização.

O CCR, cancro mais letal do sistema urológico, é frequentemente diagnosticado em estadios avançados, apresentando uma alta mortalidade aos 5 anos: 47% e 92% para os estadios III e IV, respetivamente.

O júri do Prémio Inovação Bluepharma, constituído por individualidades de reconhecido prestígio nacional, destaca a originalidade do projeto, potencial de inovação e criação de valor para a sociedade, razão pela qual lhe atribuiu o primeiro lugar entre os 13 projetos concorrentes.

A cerimónia de entrega do Prémio Inovação Bluepharma realizou-se esta quarta-feira, dia 22de junho, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra.