Science & Society | News | Investigadora do ICVS ganha bolsa da Liga Contra o Cancro para combater cancro do pulmão

Maria Gabriela Freitas, investigadora do ICVS/ Escola de Medicina da UMinho, é uma das vencedoras da bolsa da Liga Portuguesa Contra o Cancro para apoiar investigações promissoras na área oncológica.

No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro entregou bolsas de apoio à investigação oncológica, sendo Maria Gabriela Freitas, investigadora do ICVS / Escola de Medicina, uma das vencedoras. A estudante de Mestrado em Ciências da Saúde procura, com esta bolsa, perceber os mecanismos de adaptação das células tumorais no caso do cancro do pulmão.

Usando a imunoterapia com base em inibidores de checkpoint, o objetivo é perceber as diferenças nas respostas à terapia: “Nem todos respondem. A terapia é promissora,funciona, mas não se sabe por que é que funciona para uns e para outros não”.

“E é aí que nós entramos. Vamos tentar entender molecularmente o que se passa aqui. Primeiro percebendo o que está por detrás da não-resposta ou o que beneficia a resposta”,explica a orientadora Olga Martinho.

“Uma das formas que temos de o fazer é, no laboratório, identificar moléculas chave que possam interagir com o PD-L1, o alvo da imunoterapia, e criar ali um padrão ou alteração na resposta”. Como as células tumorais têm à superfície sinais de STOP que as escondem do nosso sistema imune, o objetivo é perceber quais as condições e porque isto acontece – impedindo o sistema imune de atacar o tumor .“E aquilo que nós estamos a tentar ver é de que forma é que esses recetores estão a ser regulados, como é que eles se escondem”, concluem as investigadoras. “No fundo é para percebermos melhor de que forma a molécula que esconde o tumor é regulada”, diz Maria Gabriela Freitas.

A investigadora do ICVS estudará o caso do cancro do pulmão já que, além de ter terapias similares aprovadas, é também o cancro mais diagnosticado e que mais mata.