Science & Society | News | Ana João Rodrigues, investigadora do ICVS, recebe bolsa ERC de 2 milhões de euros

A investigadora do ICVS da Escola de Medicina é uma das contempladas com uma das bolsas mais ambicionadas no panorama científico. O projeto aprovado garantirá dois milhões de euros para a equipa da cientista

“É um sonho tornado realidade”. Ana João Rodrigues destaca que este é o culminar de muitos anos de esforço e do papel da equipa e da instituição neste caminho: “Só conseguimos chegar aqui porque tivemos a sorte de estar numa instituição que acredita no nosso trabalho e que nos dá liberdade para desenvolver projetos ambiciosos e um pouco ‘fora da caixa’”.

A proposta da equipa liderada pela neurocientista procura perceber de que forma o cérebro perceciona e codifica o prazer e a aversão. “Tentámos perceber como é que os neurónios no nosso cérebro conseguem perceber se o estímulo é positivo ou estímulo é negativo”, explica.

“Uma bolsa ERC é no fundo o reconhecimento por pares, a nível internacional, da excelência de investigação de uma equipa e isso deixa-me extremamente orgulhosa”, destaca. Ana João Rodrigues acrescenta que esta “é uma marca de qualidade da investigação científica que qualquer cientista quer alcançar”.

Esta Bolsa de Consolidação do ERC é a primeira atribuída ao ICVS e à Escola de Medicina. Estas bolsas são conferidas a investigadores a meio da carreira, ou seja, que tenham entre sete a 12 anos de experiência, após completarem o doutoramento.