Science & Society | News | Investigadora do ICVS Luísa Pinto entre os dez finalistas de prémio da Nature

Investigadora do ICVS Luísa Pinto entre os dez finalistas de prémio da Nature

A investigadora da Escola de Medicina da Universidade do Minho e do ICVS é a única portuguesa nos finalistas ao Nature Research Awards for Driving Global Impact, que distingue investigadores em início de carreira pelo trabalho, desenvolvido e potencial, com impacto na comunidade.

Entre os dez finalistas ao prémio da Nature que distingue jovens cientistas com impacto positivo na comunidade, através da sua investigação, encontramos Luísa Pinto. A investigadora da Universidade do Minho é a única mulher e a única portuguesa neste restrito lote que pretende distinguir a carreira de jovens investigadores com impacto criado e potencial, sendo que além do currículo, os candidatos submetem um projeto a desenvolver. No caso de Luísa Pinto, a depressão é um dos tópicos que tem trabalhado, sendo que com esta proposta pretende construir uma base para criar novos antidepressivos.

Luísa Pinto estuda a relação entre os astrócitos gerados de novo no cérebro adulto – células do sistema nervoso central que têm a função de sustentar e nutrir os neurónios, bem como regular os neurotransmissores – e a patofisiologia da depressão, procurando encontrar novos rumos para a pesquisa clínica e terapias mais eficazes.
No projeto apresentado, a investigadora pretende atacar a doença, através de uma visão integrada e inovadora acerca do papel dos astrócitos gerados de novo no hipocampo e da sua função num cérebro deprimido. A partir daqui, tendo o potencial para encontrar um novo conjunto de alvos terapêuticos, o objetivo é desenvolver novas intervenções terapêuticas, como novos antidepressivos.
A depressão afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que mais de 30% dos pacientes não tem respostas positivas às terapias existentes atualmente.
O anúncio do vencedor e segundo classificado está agendado para novembro deste ano.

Mais informações em: https://www.nature.com/collections/ccjnyjxvmp/shortlist